segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Elvis Veiguinha - O Produtor


ELVIS VEIGUINHA
DJ durante 9 anos foi Campeão Nacional em 1985/86.
Formação profissional pela TSF-Rádio Jornal (Curso de Realizadores de Rádio).
Estágio e formação em Nova York, na Estação de Televisão NBC, com especialização em Sound-Design.
Formação em Comunicação e Multimédia pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Há mais de 20 anos ligado ao som e à música, Elvis Veiguinha tem um percurso profissional diversificado, onde se destacam os seus trabalhos no cinema, “UM TIRO NO ESCURO”, de Lionel Vieira 2005 (Supervisão de Som, Sound-Design e Co-Autor da Banda Sonora Original) e “A MENINA DOS OLHOS”, curta-metragem de Isabel Rosa para a Filmes do Tejo (autor da Banda Sonora Original).
Foi produtor e director musical em mais de 20 séries e documentários de televisão, além de adaptações para televisão de peças de teatro, como “A ARTE”, por exemplo.
É responsável pelas identidades sonoras de vários canais de televisão, com destaque para o universo sonoro da RTP 50 Anos, da SIC e da SIC Notícias.
Como produtor musical, além de inúmeros jingles de publicidade é responsável pelos trabalhos “COMPOSTO DE MUDANÇA” - (Poesia de Grandes Autores Portugueses com música de alguns dos mais proeminentes criadores da moderna música nacional, interpretado por grandes vozes de actores, locutores e cantores, lançado em Agosto de 2005 e vencedor do Prémio “Melhor Compilação 2005”) e dos CDs de Jazz de MARTA HUGON - “TENDER TRAP” (Out. 2005) e “STORY TELLER” com lançamento previsto para Março de 2008.
Paralelamente à música, Elvis Veiguinha destaca-se pela criação de ambientes sonoros para eventos e exposições temáticas, como a “EXPOSIÇÃO FERNANDO PESSOA – JAMES JOYCE” (2004), Writter's Museum, Dublin, Irlanda, “GALA DO DESPORTO NACIONAL 2004”, “EXPOSIÇÃO LIBERDADE E CIDADANIA – 100 ANOS PORTUGUESES”, (3200 m2 de exposição, 26 salas ilustradas com som), vários ambientes para a “EXPO’98
Elvis Veiguinha tem uma carreira profissional recheada de prémios, quer nacional, quer internacionalmente, dos quais se destacam:
● 2 Leões de Prata do Festival de Cannes de Publicidade, com os filmes “Tou Chim” da TELECEL e “Pulgas “ para a BAYER.
● 3 Leões de Bronze do Festival de Cannes de Publicidade, com os filmes “ Crânio “ para a PRP, “ Hippo “ para o ICEP e “Monsters”.
● Melhor Música Original festival de Curtas de Vila do Conde “A Menina dos Olhos”.
● Prémios de Ouro, Prata e Bronze no Festival do Clube de Criativos.
● Epica Awards, Clio Awards, Creativity Awards, Festival Ibero Americano (FIAP) e New York Advertysing Festival.
● Prisma Awards 2002, Ouro, Prata e Bronze.
● Produtor de Som do Ano, Prisma Awards 2000 e 2002.
● Vencedor do Festival da Canção RTP 2006.

Tiago Machado - A Música


TIAGO MACHADO
É formado em piano pelo Conservatório Nacional, onde termina o seu curso com uma média final de 18 valores na disciplina específica.
Em paralelo com o Conservatório, trabalhou como músico em projectos musicais de áreas distintas, de onde se destacam artistas como Paulo Brissos e Paula Teixeira no Pop Rock, Shout no Gospel, Charlie and the Blues Cats nos Blues, Mariza no Fado, Funky Messengers e Blackout no funky, sendo actualmente músico da banda residente de Boss AC, artista de Hip Hop.
Além de produtor e músico Tiago trabalha, também, como compositor, tendo criado obras para MARIZA, como: Ó GENTE DA MINHA TERRA (Vencedor do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim) e POETAS do álbum “FADO EM MIM”, ANÉIS DO MEU CABELO, RETRATO E CARAVELAS do álbum “FADO CURVO” e DESEJOS VÃOS do álbum “TRANSPARENTE”.
Na área do fado electrónico produziu o álbum de Liana “Fado.pt” e nos Blues o álbum “Charlie and the Blues Cats” e desenvolveu trabalhos de Chill Out para compilações como, “Brazil Lounge II”, “Tango?”, “Amália”, entre outras.
Como músico versátil que é, compôs, recentemente, temas para o novo álbum de Nynke Laverman, artista holandesa de World Music.
Na área da televisão participou na produção musical da grelha de programas da RTP1 e da Sic Notícias.
É também professor na escola de música “Musicland” em Mafra.

Inês Pedrosa - A Letra

INÊS PEDROSA nasceu em Coimbra em 1962 e licenciou-se em Lisboa, na Universidade Nova, em Ciências da Comunicação.
Trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão.
Escreve uma crónica no semanário Expresso.
Publicou os romances a Instrução dos Amantes e Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura) e Fazes-me Falta, bem como, duas novelas fotográficas a quatro mãos: Carta a Uma Amiga (com fotografias de Maria Irene Crespo) e Do Grande e do Pequeno Amor (em co-autoria com o fotógrafo Jorge Colombo), além de contos, e ensaios biográficos, crónicas e antologias.
Em 2005 estreou-se na dramaturgia com 12 mulheres e 1 cadela, cujos textos provêm de dois livros da escritora (Nas tuas mãos e Fica Comigo Esta Noite), de onde foram adaptadas nove histórias, posteriormente completadas com um texto inédito intitulado Geração TV. A peça foi encenada por São José Lapa para o Teatro da Trindade.
Os seus livros têm sido publicados em Espanha, Itália, no Brasil e na Alemanha.

Marco Rodrigues - A Voz

MARCO RODRIGUES
Marco é um jovem fadista que se estreou com o CD "Fados da Tristeza Alegre" editado pela Ocarina.
Nasceu em Amarante, viveu a infância e a adolescência em Arcos de Valdevez e é aqui que inicia como vocalista de uma banda.
Em 1997 concorreu à “Grande Noite do Fado” no Coliseu do Porto, como juvenil, alcançando então o segundo lugar.
No mesmo ano representa Portugal num Festival Internacional em Itália.
Fixa-se em Lisboa em 1998 e a partir de então dedica-se inteiramente ao fado, como profissional.
Em 1999 vence a Grande Noite de Fado no Coliseu de Lisboa.
Em 2003 foi o vencedor do projecto “ Alarga a Tua Vida “ organizado pela Alcatel, na categoria de Fado, com a melhor música e melhor intérprete.
É artista residente da Casa de Fados “ Café Luso” no Bairro Alto, em Lisboa.
Já actuou em Espanha, França, Suíça, Inglaterra.
Foi convidado de Mariza e actuou ao seu lado no Centro Cultural de Belém, Teatro Rivoli e no Royal Festival Hall, em Londres. No final de Outubro de 2006 actuou em Paris juntamente com Carlos do Carmo e Ana Moura num concerto organizado pela Radio Alfa onde foi muito ovacionado.
Marco preparara a edição do seu 2º Álbum para 2008 e tem já diversos convites para actuar este ano em Portugal e no estrangeiro
Os seus concertos são intensos e arrebatadores, na sua voz os poemas ganham força e fluem na delicadeza da interpretação.

Marco Rodrigues é por isso uma jovem certeza do fado cantado no masculino!

Início - Elvis e o Festival


Caros amigos,

Pela terceira vez consecutiva, a RTP decidiu convidar-me para produzir um tema para o Festival da Canção.
Tinha decidido não voltar a participar, porém não pude recusar e aqui estou.
Decidi convidar o Tiago Machado, amigo de longa data e que encaixava perfeitamente no projecto que gostava de apresentar. O Tiago é um extraordinário compositor, dotado de uma qualidade e sensibilidade acima da média. Já trabalhamos juntos noutros projectos, mas fazia tempo que não nos sentávamos a cruzar ideias. Começamos por acertar agulhas e rapidamente e sem dificuldade surgiu um esboço daquilo que queríamos. Faltava uma letra que casasse na perfeição com a música, a ideia, o projecto.
Para isso, pedi à Inês Pedrosa, uma das nossas grandes autoras é uma esmerosa amante de música, sobretudo portuguesa.
Faltava apenas uma voz que encaixasse em todo este conjunto, que nos trouxesse o sentimento, com grande capacidade de interpretação da música e das palavras, capaz de beber tudo isto e de o levar até vós, até nós.
O Marco Rodrigues é na sua essência, um fadista, mas mais do isso é uma voz com uma raça e sentimento português incomparável, o nosso tradutor emocional.
E pronto, está encontrado o núcleo duro do projecto Festival RTP 2008. Agora, que deitamos mãos à obra, mantemos aceso o desejo de vos levar uma canção de qualidade, capaz de fazer justiça a tantas outras que por este festival já desfilaram.

Podem ir acompanhando o quotidiano deste projecto através deste blog.
As vossas opiniões são bem-vindas, sobretudo ajudando-nos a construir esta nossa obra.

Elvis Veiguinha